O que é CPM? Explicando o custo por mil impressões

What is CPM?

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Se você já visitou fóruns de donos de sites ou navegou em blogs sobre monetização, provavelmente já se deparou com discussões sobre taxas de CPM.

Todos nós sabemos como todos esses acrônimos podem ser frustrantes! Mas não se preocupe: hoje, vamos te explicar a definição da misteriosa taxa de CPM, como aumentá-la, do que ela depende e como ela é diferente de outras métricas.

Vamos começar!


O que é CPM?

CPM significa “Cost Per Mille”, ou “Cost Per Thousand” (custo por mil). Antes que você pense que estamos falando de algo difícil, aqui está uma explicação básica:

CPM é uma métrica comum entre donos de sites e publicitários e representa o custo para mostrar um anúncio mil vezes em um site.

Essa métrica é essencial para publishers que monetizam seus sites por meio de publicidade, ajudando-os a entender o potencial de receita dos seus inventários de anúncios.

Imagine que você tem um site de anime e permite que anunciantes exibam anúncios no seu site. Esses anunciantes ou plataformas de monetização pagam de acordo com a taxa de CPM.

Você pode estar pensando: “Por que mil e não cem ou um milhão? 

O motivo é bem simples: mil visualizações é um número razoável e controlável que diz a você quantas pessoas estão vendo os anúncios no seu site. Se estivéssemos lidando com visualizações individuais, acabaríamos com números enormes e difíceis de analisar.


Como funciona o CPM?

Agora que abordamos o básico, vamos mergulhar na essência do CPM.

Todo mundo, de publishers a anunciantes e usuários, estão envolvidos no processo. Para os publishers, a publicidade por CPM é uma excelente maneira de monetizar os visitantes dos seus sites. O tráfego e as visualizações de página de um site determinam a venda de impressões de anúncios.

Muitos publishers, especialmente aqueles com sites que têm muito tráfego, acham o CPM uma estratégia interessante. Isso é porque existe uma correlação entre volume de tráfego e o potencial de lucro.

Por exemplo, digamos que você tem um site sobre anime. Há muitos fãs de anime por aí e você pode capitalizar o fascínio deles. Então, você se inscreve em uma plataforma de monetização que o conecta com anunciantes que desejam exibir anúncios em sites como o seu porque estão interessados nesse público específico: fãs de anime. Esse anunciante pode promover videogames porque sabe que os fãs de anime tendem a converter bem.

As plataformas de monetização selecionam os anúncios que vão ser exibidos quando os usuários visitam o site de anime depois de analisar todos os anúncios disponíveis. É como um leilão muito rápido nos bastidores. Instantaneamente, o anúncio é exibido e você está um passo mais perto de lucrar com base no CPM.

O problema é que você não recebe por uma única visualização de anúncio. Lembre-se de que o CPM se refere ao custo por mil impressões. Portanto, a frequência de impressões de anúncios no seu site será rastreada pela plataforma de monetização e você vai receber valores proporcionais.

Nota importante: a maioria dessas plataformas permitem que os publishers controlem a frequência de anúncios por usuário manualmente — ou seja, quantas vezes os usuários verão anúncios no seu site por dia. E isso é muito importante, já que você não quer bombardear seus usuários com toneladas de anúncios.

Quando você atinge o limite de 1000 impressões para um determinado anúncio, o negócio está fechado! Só então você recebe a taxa de custo por mil impressões.


Como o CPM é calculado?

Entender como o CPM é calculado não é tão complicado. Basta conhecer duas variáveis: o custo total da campanha e o número total de impressões de anúncios gerados.

A fórmula para calcular o CPM é a seguinte:

CPM = (Custo total da campanha / Número total de impressões) x 1000

Vejamos um exemplo real de custo por mil impressões. Imagine que uma empresa está interessada em anunciar no seu site de anime. A campanha “jogos de animes” tem orçamento de US$ 500. Se o anúncio for exibido 100.000 vezes no seu site, muitos fãs de anime verão esse anúncio.

CPM = ($500 / 100.000) x 1000

CPM = $0,005 x 1000

CPM = $5


Do que depende a taxa de CPM?

Sua taxa de CPM pode aumentar ou diminuir dependendo de vários fatores, desde o dispositivo que seus usuários utilizam para acessar seu site (celular ou desktop) até a sazonalidade — mais alta durante eventos esportivos e promoções, normalmente mais baixa durante o verão.

Aqui estão alguns dos elementos que podem afetar o custo por mil impressões:

#1. Popularidade do nicho

O nicho do seu site é importante. Alguns nichos são mais lucrativos do que outros. Por exemplo, um site de esportes tem um potencial de monetização maior (especialmente durante grandes eventos esportivos) do que um blog de culinária. Mas, novamente, isso não significa que um site culinária não é lucrativo.

#2. Localização geográfica (GEO)

A origem dos seus visitantes também é importante. Os profissionais de marketing frequentemente gastam dinheiro para alcançar consumidores em países com maior poder aquisitivo (que chamamos de Tier-1). Portanto, suas taxas de CPM podem ser maiores se o público que gosta de animes for principalmente dos EUA ou do Reino Unido.

#3. Formato dos anúncios

O posicionamento dos anúncios afeta o custo por mil impressões. Os CPM’s mais altos são frequentemente associados a anúncios exibidos com mais destaque, como os Pop-unders.


Como você pode aumentar seu CPM?

Você pode treinar seu site para obter melhores CPM’s. A base de qualquer site é o conteúdo de alto engajamento e qualidade. O apelo do seu conteúdo vai decidir quanto tempo e com que frequência os leitores devem permanecer no site. Maiores engajamentos resultam em CPM’s mais altos.

Foque em dar para o seu público o tipo de conteúdo que ele mais gosta, aumentando o engajamento dos leitores.

Em segundo lugar, aproveite ao máximo seus formatos de anúncio. Lembra de quando dissemos que os formatos são importantes? Teste diferentes formatos de anúncios para ver quais geram mais lucros. Para isso, recomendamos que você use a MultiTag, nossa excelente ferramenta para analisar o desempenho de vários formatos de anúncio.

Seja moderado. Um número excessivo de anúncios pode assustar os visitantes como um aspirador de pó assusta os nossos gatinhos.

Terceiro, para melhorar a experiência do usuário, faça com que seu site carregue o mais rápido possível. Se seu site for lento, os leitores ficam irritados e seu CPM é prejudicado. Seu site deve ser responsivo e exibido corretamente em todos os dispositivos, especialmente os móveis.

Com a ajuda de ferramentas de análise, determine qual conteúdo gera os CPM’s mais altos. Em seguida, faça os ajustes necessários com base nesses dados.


CPM vs. Outras métricas de marketing (+RPM)

É essencial conhecer as diferenças entre o CPM e outros KPIs de marketing. Veja as comparações abaixo:

CPM vs. CPC (custo por clique)

O CPC é uma métrica de cliques, já o CPM é de impressões. Os anúncios com CPC só têm custo quando as pessoas clicam neles.

CPM vs. CPA (custo por aquisição)

No modelo de CPA, os anunciantes só pagam quando os usuários cumprem uma ação exigida. Por exemplo, se eles clicarem no anúncio e gerarem uma conversão (compra, inscrição, etc).

CPM vs. RPM (receita por mil)

O custo por mil (CPM) refere-se ao dinheiro que um anunciante paga por cada 1000 vezes que seu anúncio é exibido. Já a receita por mil (RPM) mede a receita gerada por 1000 impressões.

A fórmula do RPM é a seguinte:

RPM = (Receita Total Gerada / Número Total de Visualizações de Página) x 1000

O RPM inclui toda a receita gerada por anúncios em um determinado site, inclusive anúncios gráficos, em vídeo e qualquer outro tipo. Ele é um importante indicador de desempenho para donos de sites que desejam maximizar a receita gerada por anúncios.

O RPM representa seu resultado final, que é o quanto você está realmente ganhando.


Conclusão

Se você deseja expandir sua monetização e maximizar a receita de anúncios, é essencial compreender e otimizar seu CPM.

O foco na geração de tráfego de qualidade, conteúdo de alto engajamento e na boa experiência do usuário ajuda a alcançar CPM’s mais altos, aumentando seus lucros.

É claro que alcançar uma estratégia robusta de monetização requer tempo e muita experimentação. Afinal, você precisa encontrar o que funciona para o seu público específico. É por isso que temos uma grande variedade de estudos de caso para publishers novos e experientes.

Nos vemos na Monetag!

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